helena katz na tese “um dois três: a dança é o pensamento do corpo” abre sua conversa fazendo referência a um dizer de manoel de barros: palavras que eu uso me inclui nela. não tenho pretensão de falar sobre dança mas sobre essa frase que fez sentido para helena e que hoje me traz inquietações. a proposta desse texto é refletir e tentar afrouxar uma questão, da qual me questiono frequentemente na mesma medida que sou questionada: como pensar a vida social através de um olhar sobre a linguagem? assim sendo, as palavras que serão lidas estão sujeitas a riscos de simplificação, de alguns aspectos e/ou falta de entendimento profundo dos estudos voltados a leitura sobre corpo, à relação do corpo com as estruturas sociais que o atravessa modifica e diz para ele se ficará vivo ou não e estudos que abracem questões linguísticas, todavia, é um exercício fundamental do qual embarco com prazer, nesse agora que já foi.
começo pensando que ainda existe uma operação lógica que navega pelo mar das dualidades: corpo separado de mente e razão versus emoção. essa operação lógica não reconhece novas outras lógicas. isso acontece possivelmente porque as pessoas que perambulam dentro dessa operação construída há tanto tempo não tiveram oportunidade de encontrar com outras informações, outras maneiras de pensar esse assunto.
a partir disso, primeiro me apego ao esclarecimento de que existe outras formas de pensar um mesmo assunto e entrar em contato com elas abre possibilidades e que quando pensamos o corpo enquanto, criação de um sujeito performativo capaz de agir sobre o mundo estamos falando de um sujeito que não possui um corpo: ele é um corpo! um corpo em um mundo, que não apenas o ocupa, mas como também, é uma de suas dimensões. segundo, este corpo está inserido num fluxo constante de informações e por isso a expressão “eu sou” não cabe mais porque ele “está sempre sendo alguma coisa”. terceiro, as constantes mudanças/alterações de estados corporais se dão através das contaminações que chegam e vibram nesse corpo inevitavelmente.